Occello Oliver nasceu em 11 de novembro de 1972 no Rio de Janeiro. Formou-se em Jornalismo e Relações públicas pela Faculdade Hélio Alonso. Trabalhou na década de 90 em veículos de comunicação social como as revistas Amiga e Manchete, e nas rádios Tupi e Nacional. Recebeu prêmio de honra ao mérito do Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro, por seu trabalho como mestre de cerimônias no III Encontro de Publicitários do Rio de Janeiro, realizado no BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento do Rio de Janeiro) em 2003. Em 2011, fundou a Oliver 4 Assessoria e Produções, onde é assessor de imprensa e produtor de comunicação e gerencia as marcas da Cultura em Letras Edições, Aliança Cultural Edições e Sensu em Letras Edições. De 2004 a 2012, trabalhou por quase dez anos no setor empresarial privado como Relações públicas. Foi editor dos Blogs de comunicação e variedades Oliver blog, Oliver viu! e Oliver & Eles, entre 2004 e 2015.
Estreiou na literatura em 2012 com o livro “Fora do armário”. Também é autor e editor do livro de contos “Censurado – sexo, taras e fetiches”, primeiro do gênero no Brasil e lançado em 2013 no Rio de Janeiro e São Paulo. O livro, apesar de polêmico, alcançou repercussão positiva, esgotando sua primeira tiragem em pouco tempo após ser lançado. Em 2014, lançou o livro de crônicas “As 7 cores que amei”, em que foi finalista em projeto gráfico no Prêmio Biblioteca Nacional 2015. Desde janeiro de 2014 comanda a Cultura em Letras Edições, que já conta com 25 livros em seu catálogo e cerca de 1000 exemplares vendidos, e os selos Aliança Cultural Edições (Literatura LGBTQIA+) e Casa Azul Edições.
Participa de eventos de comunicação e como palestrante em encontros literários. Com a Cultura em Letras Edições, esteve nas edições da Bienal do livro em São Paulo (2014) e do Rio de Janeiro (2015). Desde 2016, faz assessoria de imprensa e marketing de autores literários. Realiza viagens pelo Brasil, promovendo lançamentos e eventos literários.
Recentemente, em novembro de 2018, Occello palestrou na 10ª Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes, na mesa “Identidade, gênero e sexualidade. A questão GLBT na literatura”.
Confira mais sobre o editor e jornalista Occello Oliver em entrevistas e reportagens nos links abaixo.